Série: Restaurantes em Risco
Ambiente + Cardápio + Marketing
Por: Suellen Borelli
17 Maio 2020 às 15:32A série Restaurantes em Crise (disponível na Netflix) foi indicada pela nossa aluna do MKT HUNT: Camila Machado da La Caderneta da cidade de Paulínia/SP. Confesso que demorei um pouco para assistir, mas quando peguei para ver, percebi que Restaurantes podem ensinar muito sobre sintetizar os negócios. Bora lá, ver o que aprendi?
O que você vai ver neste artigo?
· Pirâmide de Maslow - Necessidade Básica /Social/Realização
· Perfil empreendedor
· Os 3 pilares do sucesso neste segmento e em todos
· Ambiente
· Cardápio
· Marketing
Pirâmide de Maslow - Necessidade Básica /Social/Realização
Tem duas coisas que não vão mudar no mundo: necessidades humanas e oferta.
A Pirâmide de Maslow (veja um artigo sobre este tema), já nos ensina identificar as necessidades das pessoas por escala. Quando falamos de restaurantes e todos os negócios do segmento: alimentação.
Estamos falando de uma das necessidades básicas que é BEBER e COMER. Isso para quem vai consumir, o consumir precisa comer, beber e ter convívio social, por isso quem pode suprir essa demanda são negócios alimentícios. Mas, para o dono do negócio, além dele também precisar comer, beber e conviver em sociedade, também está envolvido com outra necessidade: Realização. Afinal, ele não quer ver o seu negócio desmoronar. E é nisso que essa série foca.
Perfil empreendedor
Se você escolher lidar com comida, deve saber que além de ter um mercado bem competitivo, sempre lidará com pessoas. E pessoas com fome. O nível de agressividade das pessoas aumentam. Por isso, além de lidar com o negócio em si, precisa cuidar da entrega, higiene e alterações comportamentais. Começando pelo seu.
Na série conseguimos ver pessoas apaixonadas pelo que fazem e pessoas que não fazem menor ideia do que fazem. Isso nos faz pensar, que, por ser uma necessidade básica, a procura e a saída sejam maiores, ou seja, todo mundo come. Mas, não quer dizer que todo mundo vai comer de você. Realmente focar no ramo alimentício é lançar moda, acompanhar tendências como qualquer mundo Fashion.
Os 3 pilares do sucesso neste segmento e que serve para todos
A série basicamente foca em 3 coisas para começar a reestruturar um negócio: Ambiente, Cardápio e Marketing. Vamos ver cada um dele.
Ambiente
Comer passou a ser uma experiência. Antigamente cozinhava-se muito em casa, ainda se cozinha, mas muitas pessoas querem sair de casa para viver o mundo lá fora. Então o ambiente impacta e muito nesta decisão. Não só os aspectos de decoração, mas a higiene também. Para negócios delivery a regra também de aplica, afinal, onde a alimento que irei consumir está sendo preparado?
Para qualquer negócio este ponto é importante. Seja off-line ou online.
Para os designer de interiores de plantão e arquitetos, restaurantes são seus prospectos.
Cardápio
Depois do ambiente, a grande atração é o MENU. Cada prato é uma experiência – positiva ou negativa. E para todos negócios, este pilar é a proposta de valor. É o que você tem para oferecer para o outro. Pois o outro tem uma necessidade que deve ser suprida. Cada prato em um restaurante é um investimento, por isso devem ser atrativos. Além disso, este ponto está amarrado com o seu poder de entrega.
O tempo que leva para preparar os pratos x quantidade de pessoas que o seu estabelecimento tem para acomodar, a qualidade dos ingredientes, apresentação, ou seja, é um combo de informações. Muito, muito importante em todos os negócios.
Marketing
Outro pilar que é intrínseco a todos os negócios, mas que nesta série ficou tão mais latente, é o marketing. Não adianta ter um excelente espaço, uma proposta de valor bem montada e não praticar o marketing. Porém, se você não tem noção de onde começar, ou se o que está fazendo está no caminho certo ou não, já vou te chamar para conhecer a nossa proposta de valor focada exatamente neste ponto: MARKETING HUNT. Por que você vai perceber que as ações de marketing são mais amplas do que se imagina. Neste segmento alimentício, indicações são mais propícias a acontecer, por conta das necessidades que elas suprem, mas um negócio, por mais indicações que se tenha, deve fazer as suas ações independente. É como a galinha que bota ovo. Ela não fica quieta não.
O mercado tem altos e baixos, e com este tipo de negócio, podemos tirar muitos, mas muitos aprendizados.
Então você deve estar se perguntando:
Como posso aplicar isso no meu negócio?
Acho que é essencial você fazer uma autoanálise como empreendedor. Pois durante vários pontos da série, percebemos o quanto os empreendedores estão desgastados, pois não estão cuidando de si. O negócio é o reflexo do dono por isso, sempre parar e replanejar é essencial, se não sairá saindo fazendo como uma bala perdida. E o tipo pode atingir o próprio pé.
Sugiro que você comece com nossas soluções:
1 – Diagnóstico Pessoal
2 – Diagnóstico para Empreendedores
Após isso, saberemos por onde você deve começar, mas quase certeza que será o Marketing Hunt, porque já nos antecipamos em identificas este tipo de lacuna nos negócios.
Conclusão
A conclusão que tenho é que as mesmas lacunas que vemos em nossos clientes no brasil, vimos em diversos empreendedores pelo mundo. Ou seja, temos bastante trabalho pela frente. Graças a Deus.
Conhecer os Diagnósticos de Performance
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Camila Machado
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