Os 3 tipos de CONHECIMENTO
Heutagogia/Pedagogia/Andragogia
Por: Suellen Borelli
27 Junho 2020 às 15:571 - Heutagogia = Consumo autônomo (Autodidata)
Todos devemos ser professores de nós mesmos.
Ah se o mundo tivesse mais autodidatas!
Heutagogia é o conceito de aprendizagem autodirecionada em que o aluno é o gestor e programador de seu próprio processo de aprendizagem através do autodidatismo, autodisciplina e auto-organização - Wikipédia
Para que a Heutagogia funcione, a pessoa precisa desenvolver habilidades de Gestão em nível Pessoal (metas, tempo, entregas). E também ter um objetivo para estar aprendendo. Somos eternos aprendizes, por isso o que pode ser feito primeiramente é: Definir uma meta, a meta puxa o conhecimento, a partir disso você pode criar um plano de desenvolvimento pessoal. Parece simples, mas sem propósito e sem gestão, não vai rolar. É preciso ter DESEJO por aprender e isso é desenvolvido em um caminho que te leva ao que quer. Sugiro que comece a definir o que está no topo da sua montanha. Sem isso, sem escalada.
Com a gente, você pode começar pelo curso APRENDENDO A APRENDER que mostrará o caminho para isso. Ou começar pela Consultoria de Gestão Pessoal e o Aprendendo a Aprender vem depois, aí sim terá muito mais força. A Heutagogia não é um processo solitário, aqui na Borelli Academy os alunos possuem suporte online e dependendo do conteúdo existem atividades extras onde eles podem interagir com outras pessoas. Quando aprendemos a gostar de aprender, não existe solidão, existe conexão.
2 - Pedagogia = Consumo acompanhado (Grupos, Consultoria, Palestras)
Na Pedagogia, as ações estão concentradas nas mãos do professor, agente que decide o que e como ensinar, a partir de um currículo padronizado com temas e matérias pré-determinadas.
3 - Andragogia = Consumo preparado para ser autônomo (EAD, Processos, Consultoria, Ferramentas mais autônomas)
A educação Andragógica é focada mais na educação do adulto.
Na Andragogia – metodologia proposta na década de 1970 pelo educador americano Malcolm Knowles, apropriando-se de um termo criado anteriormente pelo alemão Alexander Kapp –, ainda é o professor quem determina o conteúdo a ser estudado. Mas cabe ao aluno escolher a maneira como vai aprender.
Desse modo, o professor exerce o papel de facilitador, ao passo que a responsabilidade pela metodologia de aprendizagem é do estudante.
Olá, deixe seu comentário para Os 3 tipos de CONHECIMENTO
Borelli Academy Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X