Minhas Compras
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Artigos

O significado do DESEJO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

O significado do DESEJO

Desidĕrĭvm

Por: Suellen Borelli

29 Junho 2020 às 13:50

Quando eu li o livro QUEM PENSA ENRIQUECE pela primeira vez, me deparei com a minha ignorância no primeiro capítulo: DESEJO

Eu tinha um conceito diferente da palavra, e estranhei o porque daquele ser o título do primeiro capítulo. Mas, queria romper as barreiras das pré-ROTULAGENS. Ou seja, ir além. Então fui buscar a etimologia da palavra para entender o conceito raiz, e para a minha surpresa, um mundo novo se abriu.

Ler o capítulo, sem entender o conceito da palavra, foi uma coisa. Após, teve outro significado. Isso porque a profundidade do contexto foi maior. Aí fez todo o sentido. É como mexer na terra antes de semear. Agora sim, a mente estava pronta para receber a informação.

Todos que definem algum tipo de meta (ir além) na vida, deveriam entender por regra o que significa Desejo, até porque ambos estão diretamente ligados. Só assim, temos bagagem para se entregar a ação. Abaixo trecho do BLOG Damião Leandro.

Desejo é uma palavra de origem latina. Assim como deseo, do espanhol; desire, do inglês; ou désir, do francês; “desejo” é uma derivação de desiderio, do italiano. Até aqui, nenhuma novidade, mas é agora que a coisa começa a ficar bacana: “desiderio” vem de “desidĕrĭvm” – que deve ser lida como “dessidérium” – do latim.
Em latim, sabe-se que a partícula “de”, quando inicia uma palavra, indica o movimento específico de cima para baixo. Podemos observar exemplos disso em palavras do próprio português como “decantar”, “decapitar” ou mesmo a engraçada, mas pouco usada, “defenestrar”. Todas indicam, de certo modo, que algo operou um movimento de cima para baixo. O outro pedaço da palavra é “sidĕrĭvm” que, em latim, significa “estrela”, “astro”, “corpo celeste”, e é base para palavras como “(espaço) sideral”.

Mas a equação só se fecha se juntarmos os pedaços de novo: a palavra formada pela partícula “de”, que indica queda, e pela palavra “sidĕrĭum”, que quer dizer “estrela”, formando “desidĕrĭum” – que é a exata tradução em latim para desejo , muito provavelmente foi criada, em seus primórdios, para nomear um fenômeno celeste bastante comum em noites sem nuvens e sem lua cheia, nessas que o leite derramado no céu escuro já serve de farol. E o que é mesmo que todo mundo faz quando vê uma estrela cadente riscar o céu?

Quando fazemos um pedido para uma estrela cadente, desejamos algo do fundo de nossa alma, como se fosse algo muito "impossível" por isso pedidos aos céus, pois acreditamos que teremos a interferência divina. Por isso não pedimos qualquer coisa, normalmente é algo especial. Depois disso entendi, porque DESEJO era o tema do primeiro capítulo do livro. Sem isso não nos tornamos REALIZADORES. É preciso desejar o que se quer, assim como acreditamos no pedido para uma estrela cadente.

Segundo Espinoza, "o «desejo» é a medida do poder humano". Por meio do desejo, entramos em contacto com a nossa própria possibilidade de absoluto.

Talvez no dia a dia a palavra esteja sendo empregada de forma errônea, confundindo desejo com vontade no sentido de necessidade. Por isso ela pode ser mal vista dependendo do contexto. Como uma figura de linguagem que cai na fala popular como víciu de linguagem - cacofonia.

 O significado do DESEJO

Linkedin

 

Pesquisa:

http://damiaoleandro.blogspot.com/2012/08/etimologia-da-palavra-desejo.html

https://museudalinguaportuguesa.org.br/wp-content/uploads/2017/09/Historia-das-palavras.pdf

https://origemdapalavra.com.br/palavras/desejo/

http://sofos.wikidot.com/desejo

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para O significado do DESEJO

Enviando Comentário Fechar :/