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O que é Gestão?
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O que é Gestão?

É Maestria

Por: Suellen Borelli

10 Junho 2020 às 15:22

Olá, tudo bem?

Meu nome é Suellen Borelli, sou especialista em gestão empresarial e empreendedorismo, e neste artigo vou te explicar tudo sobre GESTÃO.

 

Começando pela aplicação da palavra:

A palavra GESTÃO é uma palavra polissêmica, ou seja, pode ter diversos significados, sendo aplicados aos diferentes tipos de gestão.

Ex.:

- Gestão de Pessoas;

- Gestão de Processos;

- Gestão do Tempo;

- Gestão de Projetos

Gestão Financeira;

- Gestão à Vista;

- Gestão de Riscos;

Etc...

 

ETIMOLOGIA DA PALAVRA GESTÃO

Está registrado no latim sobre as formas gestio, gestiōnis. Associa-se a um gesto, identificado no latim gestus, neste contexto vinculado ao que foi realizado e não como uma simples expressão emocional, e com a raiz no verbo gerere, sobre a ideia de fazer ou empreender algo. Vale a pena lembrar que gestação ou gesta são termos com a mesma raiz lexical (no período de gestação a mulher carrega dentro dela um projeto de vida e uma gesta é a realização de algo muito relevante).

 

A IDEIA DE GESTÃO EM DIFERENTES CONTEXTOS
É no campo empresarial onde esta palavra é usada com mais frequência. Para que os recursos financeiros, humanos e materiais sejam destinados a determinado fim, é necessário que alguém, um gestor ou diretor, coloque em prática uma série de estratégias de maneira coordenada. Neste processo, há normalmente um esquema geral: uma meta, certos conhecimentos disponíveis e uns meios materiais, algumas decisões e resultados finais.

De qualquer forma, falaremos mais sobre o conceito GESTÃO EM SI, pois a aplicação desta palavra tem variedades.

Gestão e administração são a mesma coisa?
Na análise gramatical, sim. E muitas vezes os dois termos são entendidos como sinônimos até por profissionais. Mas, na prática, há algumas sutis diferenças que precisam ser analisadas.

Vamos à etimologia: administrar significa planejar algo, controlar e dirigir os recursos humanos, materiais e financeiros. Em sua concepção, o termo é mais voltado para o aspecto técnico, com foco no processo administrativo.

Segundo o francês Jules Henri Fayol, fundador da Teoria Clássica da Administração, o administrador é responsável por conduzir a empresa, levando em consideração alcançar os objetivos da organização. Sendo assim, a administração é racional e visa a atingir as metas e os propósitos da empresa.

 

E o que é gestão?
 
Já a gestão tem como princípios fundamentais incentivar a participação, estimular a autonomia e a responsabilidade dos funcionários. O foco é a questão gerencial, cujo processo é voltado para o político-administrativo. Ou seja, carrega componentes mais humanos, mais intuitivos do que a administração.

Para que é importante  a gestão?
É importante para conduzir etapas de um processos para um resultado desejado. Ex.: O Maestro é o Gestor da Orquestra

O que é Gestão?

Na orquestra existem diversos músicos, cada um com a sua especialidade e o seu instrumento, que geram a melodia. Em um CONCERTO o maestro dá o ritmo e a harmonia. 

Para ser maestro você precisa ter conhecimento do micro para gerenciar o macro.

 

Agora, se pensarmos em gestão em casa. Sim, em casa!

Qualquer pessoa que mora em uma casa, precisa ser maestro e músico da: limpeza da roupa, da casa, da limpeza dos móveis, quintal e chão. O resultado desse "concerto doméstico" é um ambiente leve, cheiroso e clean.

Agora aplique gestão nas finanças. 

Você será um maestro em anotar as entradas financeiras e nas saídas financeiras no mínimo. Depois planejará os recebimentos e os pagamentos.

Agora no marketing.

Você precisa conhecer os elementos que compõe essa temática para gerenciá-lo.

Agora pense em cada área da sua vida que precisa ser maestro?

Compreende?

 

O que é preciso para ter gestão?

Para ser um MAESTRO você precisa aprender a organizar, precisa saber o significado das coisas que você se envolve, só assim conseguirá ampliar essa habilidade. 

Para praticar a gestão, você precisa aprender a ser um Maestro na Vida e nos negócios.

 E para isso precisa desenvolver HABILIDADES. Comece organizando o que precisa ser feito em casa, aprenda mais sobre o que você faz, planeje e vá para a ação.

Com a repetição você se torna mestre e isso te torna um maestro. Tanto nas pequenas coisas, como nas grandes.

Gerenciar uma empresa é uma projeção das pequenas gestões que você faz na sua vida.

Por que falamos sobre este assunto?

Porque GESTÃO é o corebusiness da Borelli Academy.

O que isso significa?

Que gestão é o nosso foco central, toda a nossa proposta de valor é a organização de processos que aprendido e praticado leva para um resultado final.

Então trabalhamos com Gestões prontas para serem aprendidas e consumidas.

Porém, dependendo do fim específico. No trabalho, nossa gestão é focado:

- Pessoal

Gestão Pessoal;

Gestão do Autoconhecimento.

 

- Negócios

Gestão de Marketing;

Gestão de Segurança do Trabalho;

Gestão de Negócios.

E as outras propostas de valores são complementares para algumas demandas.

Existe alguma ferramenta que ajuda a começar a praticar gestão com mais eficiência?

Sim, existem várias. Mas, aqui nós praticamos o método PDCA, não da erro. Só seguir o fluxo e praticar. Saiba o que é um PDCA.

 

Pesquisas:

https://etimologia.com.br/gestao/

https://blog.runrun.it/o-que-e-gestao/

 

O que é Gestão?

Linkedin

 

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https://www.borelliacademy.com.br/artigo/diagnostico-para-empreendedores-gratuito

 

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