Networking e Benchmarking
Será que você está preparado(a) para praticar essas ações no seu negócio?
Por: Suellen Borelli
17 Maio 2020 às 23:24Aqui na Borelli Academy realizamos uma atividade interna com os clientes do Marketing Hunt chamado - Rota dos Anfitriões, nesta atividade os alunos praticam o networking e o benchmarking em um processo guiado.
O que você vai aprender neste artigo?
· O que é Networking
· O que é Benchmarking
· Como começar a praticar ambos no seu negócio?
· Quando eu devo praticar networking e benchmark no meu negócio?
O que é Networking?
Networking é uma palavra em inglês que indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém. Essa rede de contatos é um sistema de suporte onde existe a partilha de serviços e informação entre indivíduos ou grupos que têm um interesse em comum.
A palavra networking surgiu na década de 1990, com a globalização e a necessidade das pessoas e empresas se relacionarem cada vez mais para fazer negócios em escala mundial. Na prática, fazer networking é trocar experiências e conhecimentos com o objetivo de gerar oportunidades e criar soluções.
O termo networking é uma junção das palavras net (rede) e working (trabalhando).
O que é Benchmarking?
Benchmarking é um processo sistemático e contínuo de comparação das práticas, processos e resultados de uma empresa com as mesmas práticas, processos e resultados de seus concorrentes, visando melhorar sua competitividade. ... Fazer benchmarking é comparar para crescer.
Benchmarking vem da palavra de origem inglesa ‘benchmark’, que significa ‘referência’, e é uma ferramenta de gestão essencial para o aprimoramento de processos, produtos e serviços.
O Benchmarking teve sua origem nos EUA, na década de 1970, por iniciativa da Xerox; passando a ser difundido, na década de 1980, pelo mundo e, mais fortemente, nas empresas da Europa e EUA.
Os japoneses implantaram a prática para dominarem a indústria automobilística americana na mesma década, retratando os conceitos do Benchmarking por meio da palavra Dantotsu que quer dizer “melhor do melhores”.
Na era moderna, surgiu como uma necessidade de informações e desejo de aprender rapidamente como corrigir um problema empresarial, dessa maneira a ferramenta passou a ser amplamente utilizada pelas indústrias. Nesse período temos o auge da era da qualidade.
Tipos de Benchmarking
1 – Competitivo – aplicado com os concorrentes
2 – Genérico – processos semelhantes (independente de serem concorrentes)
3 – Funcional – como determinada gestão funciona
4 – Interno – entre áreas internas da empresa
5 - De cooperação - quando duas empresas firmam uma parceria para trocar experiências.
No Marketing Hunt praticamos internamento o genérico e funcional. E também o externo através do LAB HUNT uma atividade interna do MKT HUNT porém, com visitas a empresas externas.
As oportunidades para melhorias existem em grande quantidade, mas não mandam aviso. Joseph Juran
Como começar a praticar ambos no seu negócio?
Networking – participe de grupos que promovam encontros com outros empresários.
Benchmarking – identifique empresas no seu mercado que seria interessante conhecer e tente agendar uma visita.
Muitas empresas possuem visitas abertas do público. Um exemplo é a empresa Natura.
Então você deve estar se perguntando:
Quando eu devo praticar networking e benchmark no meu negócio?
Podemos garantir que, até isso deve ser estratégico no seu negócio. Isso porque muitos empreendedores querem estar nesta fase, mas não estão preparados para se apresentar como empresa. Não possuem ferramentas, não possuem gestão para prospectar, não sabem identificar oportunidades. Muitos empreendedores querem agir, sem um plano. E o que deveria ser uma benção, passa a ser um tiro no pé.
Conclusão
Para finalizar, se pudermos te dar um conselho amigo(a) empreendedor(a), se prepare para o networking e para o benchmarking.
Como?
Se tornando um negócio e um empreendedor melhor. Aprendendo mais sobre os negócios.
Aprenda com o Marketing Hunt - Rota dos Anfitriões
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