Método para lidar com a preocupação
Baseado no livro: Como evitar preocupações e começar a viver
Por: Suellen Borelli
07 Agosto 2020 às 23:04Se você já ouviu falar do livro: Como evitar preocupações e começar a viver, devo dizer que este método foi extraído dele. Digamos que seria o resumo do resumo. Então, se você quiser ler o livro na íntegra, super indico.
A preocupação é um estado mental que nos tira do momento presente e traz a sensação de medo contínuo. O medo freia as suas ações e a mente cria situações perigosas, fazendo o corpo corresponder as sensações de fuga e ataque. Enfim, se você já sentiu preocupação alguma vez na sua vida, sabe o que a preocupação nos causa. Porém, até quanto ela é real e até quanto ela é imaginária?
1º Passo: Entenda o ciclo da preocupação.
1 - O momento que você se encontra, te coloca num estado de medo, este medo vem de alguma crença limitante que você possui. Liberando a programação e sombras. É aqui o real problema, porém, existem variáveis.
2 - Sim, você está com medo.
3 - Este estado de Preoupação é o ápice. Ou você retorna, ou se continuar, pode não ser tão bom assim.
4 - As tensões começam a surgir, e muita coisa ruim pode acontecer aqui.
5 - Bom, o corpo vai manifestar o interno no externo.
6 - Apesar de ser o fim para tudo, existem várias formas de chegar até aqui. Que não seja pela Preocupação.
2º Passo - Respire e filtre. Encare o problema de frente, aceite o pior, já que na sua mente virá. Veja-se no pior cenário.
3º Passo: Resolva o problema como um projeto. Após aceitar o pior cenário. Trate o problema como projeto (começo, meio e fim).
4º Passo: Se estiver preocupado(a), foque na ação - terapia ocupacional. Não tenha tempo para se preocupar. Busque ocupar-se com o trabalho, arte etc.
5º Passo: Não se preocupe com as coisas pequenas. Tipo, aquelas coisas que você costuma pegar no pé de outras pessoas. Se for para ter problemas, que tenha problemas reais e grandes.
6º Passo: Nem sempre os problemas que você vê tem probabilidade de acontecer. Tenha uma visão macro e analítica da sua situação. Qual a probabilidade do que você teme realmente acontecer?
7º Passo: Se você fez tudo o que estava em suas mãos, libere. Deixe que o tempo faça o que precisa ser feito. Coopere com o inevitável.
8º Passo: Enfrente o seu deserto com ânimo (Vai passar).
9º Passo: Respeite os seus limites (Stop Loss). Vá até onde se sente confiante em ir. Depois vai avançando.
10º Passo: Administre seus pensamentos. Você pode ser o maior causador do seu caos.
11º Passo: Foque na sua vida. Já não basta as suas preocupações, não se compare.
12º Passo: Não espere gratidão de ninguém, faça sem esperar nada em troca. O sentimento de ingratidão só pertence ao egoista. Faça, esqueça e siga.
13º Passo: Seja grato(a). Não é porque pessoas não foram gratos com você que você será igual, seja grato(a). Seja melhor para você mesmo.
14º Passo: Não há ninguém mais na Terra como você. Você é único(a).
15º Passo: Não se compare, continue sendo único(a).
16º Passo: Se você tem um limão, faça uma limonada (faça com o que você tem).
17º Passo: Tenha fé.
18º Passo: A melancolia é como um ódio. Não entre nessa. Faça uma boa ação ao próximo.
19º Passo: Se prepare para as críticas (deixe passar, continue).
20º Passo: As pessoas nos criticam com base em seus interesses pessoais.
21º Passo: Ninguém chuta cão morto - não dê ibope para a maldade/inveja, ajude aqueles que não sabem o que é ajudar. Fique na sua, no sucesso e no fracasso.
22º Passo: Caminhe para espairecer.
23º Passo: Repouse os olhos, eles gastam muita energia. Relaxe, diminua a pressão sobre eles.
24º Passo: Se precisar desabafar, faça com um profissional.
25º Passo: Repouse - é necessário ter momentos de descanso durante o dia. O nosso coração funciona assim.
Descanso é reparação.
26º Passo: Faça o planejamento do seu tempo.
27º Passo: Tenha um diário.
28º Passo: Tenha um livro de inspirações (sabe aqueles de autoajuda).
29º Passo: Resolva os problemas na hora e de frente, não deixe para depois (tira do colo).
30º Passo: Pratique a ordem em tudo. Em casa, nas suas coisas. A ordem é a primeira lei celestial - Pope.
31º Passo: Se você sente-se entendiado(a) isso pode te gerar fadiga. Busque se reconectar com você (autoconhecimento). Pratique algum trabalho artístico.
32º Passo: Para evitar a insônia, sinta-se seguro. Entregue a sua noite a Deus e acredite que algo maior será providenciado. Leia o Salmo 23.
Hoje é o Amanhã pelo qual Ontem você temia.
33º Passo: O tempo resolve tudo. O tempo vai passar de qualquer jeito.
O livro tem vários cases. Mas, uma história em especial me emocionou muito. Digamos que por um momento eu consegui sentir o medo do personagem. Um garoto que perdeu a mãe aos 9 anos, ela foi embora de casa levando as duas irmãs e deixando ele e o irmão menor para trás com o pai. Três anos depois ele perdeu o pai, em um acidente de carro, após o mesmo retornar de uma viagem de negócios (recebeu um telegrama que o sócio havia vendido a empresa e fugido com o dinheiro). Ter 12 anos no começo do século passado e neste é como ver duas crianças muito diferentes, mas ainda assim é uma criança. Que depois de tudo isso, passou por aceitação em lares, e sofreu pressão dos coleguinhas, porque ser órfão era motivo de chacota. De qualquer maneira ele recebeu aconselhamentos sobre isso, e virou o jogo. O nosso mundo é feito de muitas histórias, e nós não sabemos nada sobre muitas delas. Incrível.
Aqui na Borelli Academy temos um serviço que pode contribuir muito na sua vida em relação a Preocupação, é a nossa Consultoria de Gestão Pessoal (Compass). Tenha um norte, organize a sua bússola interna. Clique abaixo e conheça.
Consultoria de Gestão Pessoal (Compass)
Olá, deixe seu comentário para Método para lidar com a preocupação
Borelli Academy Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X