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Escute só!

A arte de ouvir.

Por: Suellen Borelli

23 Agosto 2017 às 16:18

Como ouvir melhor?

Para aprender a ouvir, é preciso estar em SILÊNCIO PROFUNDO.

Aprender a ouvir é um diferencial. 

Quando você ESCUTA você se doa. Você doa a sua atenção e direção ao outro. E para isso é preciso ter HUMILDADE. Sim, humildade. Pois ao ouvir por completo alguém você tem que estar livre de julgamentos e respostas prontas. Talvez esse seja um dos maiores desafios existenciais:

OUVIR SEM JULGAR, SEM CORRIGIR, SEM COMPLEMENTAR, SEM RESPONDER

Apenas, ouvir!

Será que você consegue?

Escute só!

Fala que eu te escuto.

Quando um fala, o outro cala. Essa frase de efeito poderia ser um mantra na sociedade. 

Levante a mão quem quer falar!

Fique em silêncio enquanto o outro fala. Ah, e não julgue. Esvazie o copo do conhecimento.

 

A mágica do som

Quando falamos emanamos energia através das pregas vocais que viajam pelo ar, e a orelha do outro através de células ciliadas captam a vibração do ar, transformando em impulsos elétricos e transformando em som em nosso crânio (Ual!). É um momento tão mágico para ser ignorado. Assista o vídeo abaixo de especialistas:

Você já buscou por um amigo(a) apenas para FALAR do que passa em seu coração?

Inclusive, este é um problema na maioria dos relacionamentos amorosos: - Ele (a) não me escuta!

Para isso existem profissionais especializados na arte de ouvir!

Os psicólogos, psicanalistas entre outros.

Veja este vídeo:

 

Texto de Rubem Alves:

ESCUTATÓRIA - Rubem Alves
Sempre vejo anunciados cursos de
oratória. Nunca vi anunciado curso de
escutatória. Todo mundo quer aprender a
falar. Ninguém quer aprender a ouvir. Pensei
em oferecer um curso de escutatória. Mas
acho que ninguém vai se matricular.
Escutar é complicado e sutil. Diz o
Alberto Caeiro que “não é bastante não ser
cego para ver as árvores e as flores. É
preciso também não ter filosofia nenhuma“.
Filosofia é um monte de idéias, dentro da
cabeça, sobre como são as coisas. Aí a gente
que não é cego abre os olhos. Diante de nós,
fora da cabeça, nos campos e matas, estão
as árvores e as flores. Ver é colocar dentro
da cabeça aquilo que existe fora. O cego não
vê porque as janelas dele estão fechadas. O
que está fora não consegue entrar. A gente
não é cego. As árvores e as flores entram.
Mas - coitadinhas delas - entram e caem
num mar de ideias. São misturadas nas
palavras da filosofia que mora em nós.
Perdem a sua simplicidade de existir. Ficam
outras coisas. Então, o que vemos não são as
árvores e as flores. Para se ver e preciso que
a cabeça esteja vazia.
Faz muito tempo, nunca me esqueci.
Eu ia de ônibus. Atrás, duas mulheres
conversavam. Uma delas contava para a
amiga os seus sofrimentos. (Contou-me uma
amiga, nordestina, que o jogo que as
mulheres do Nordeste gostam de fazer
quando conversam umas com as outras é
comparar sofrimentos. Quanto maior o
sofrimento, mais bonitas são a mulher e a
sua vida. Conversar é a arte de produzir-se
literariamente como mulher de sofrimentos.
Acho que foi lá que a ópera foi inventada. A
alma é uma literatura. É nisso que se baseia
a psicanálise...) Voltando ao ônibus.
Falavam de sofrimentos. Uma delas contava
do marido hospitalizado, dos médicos, dos
exames complicados, das injeções na veia -
a enfermeira nunca acertava -, dos vômitos
e das urinas. Era um relato comovente de
dor. Até que o relato chegou ao fim,
esperando, evidentemente, o aplauso, a
admiração, uma palavra de acolhimento na
alma da outra que, supostamente, ouvia.
Mas o que a sofredora ouviu foi o seguinte:
“Mas isso não é nada...“ A segunda iniciou,
então, uma história de sofrimentos
incomparavelmente mais terríveis e dignos
de uma ópera que os sofrimentos da
primeira.
Parafraseio o Alberto Caeiro: “Não é
bastante ter ouvidos para se ouvir o que é
dito. É preciso também que haja silêncio
dentro da alma.“ Daí a dificuldade: a gente
não aguenta ouvir o que o outro diz sem logo
dar um palpite melhor, sem misturar o que
ele diz com aquilo que a gente tem a dizer.
Como se aquilo que ele diz não fosse digno
de descansada consideração e precisasse ser
complementado por aquilo que a gente tem
a dizer, que é muito melhor. No fundo
somos todos iguais às duas mulheres do
ônibus. Certo estava Lichtenberg - citado
por Murilo Mendes: “Há quem não ouça até
que lhe cortem as orelhas.“ Nossa
incapacidade de ouvir é a manifestação mais
constante e sutil da nossa arrogância e
vaidade: no fundo, somos os mais bonitos...
Tenho um velho amigo, Jovelino,
que se mudou para os Estados Unidos,
estimulado pela revolução de 64. Pastor
protestante (não “evangélico“), foi
trabalhar num programa educacional da
Igreja Presbiteriana USA, voltado para
minorias. Contou-me de sua experiência com
os índios. As reuniões são estranhas.
Reunidos os participantes, ninguém fala. Há
um longo, longo silêncio. (Os pianistas,
antes de iniciar o concerto, diante do piano,
ficam assentados em silêncio, como se
estivessem orando. Não rezando. Reza é
falatório para não ouvir. Orando. Abrindo
vazios de silêncio. Expulsando todas as
idéias estranhas. Também para se tocar
piano é preciso não ter filosofia nenhuma).
Todos em silêncio, à espera do pensamento
essencial. Aí, de repente, alguém fala.
Curto. Todos ouvem. Terminada a fala, novo
silêncio. Falar logo em seguida seria um
grande desrespeito. Pois o outro falou os
seus pensamentos, pensamentos que julgava
essenciais. Sendo dele, os pensamentos não
são meus. São-me estranhos. Comida que é
preciso digerir. Digerir leva tempo. É preciso
tempo para entender o que o outro falou. Se
falo logo a seguir são duas as possibilidades.
Primeira: “Fiquei em silêncio só por
delicadeza. Na verdade, não ouvi o que você
falou. Enquanto você falava eu pensava nas
coisas que eu iria falar quando você
terminasse sua (tola) fala. Falo como se
você não tivesse falado.“ Segunda: “Ouvi o
que você falou. Mas isso que você falou
como novidade eu já pensei há muito
tempo. É coisa velha para mim. Tanto que
nem preciso pensar sobre o que você falou.“
Em ambos os casos estou chamando o outro
de tolo. O que é pior que uma bofetada. O
longo silêncio quer dizer: “Estou ponderando
cuidadosamente tudo aquilo que você
falou.“ E assim vai a reunião.
Há grupos religiosos cuja liturgia
consiste de silêncio. Faz alguns anos passei
uma semana num mosteiro na Suíça, Grand
Champs. Eu e algumas outras pessoas ali
estávamos para, juntos, escrever um livro.
Era uma antiga fazenda. Velhas construções,
não me esqueço da água no chafariz onde as
pombas vinham beber. Havia uma disciplina
de silêncio, não total, mas de uma fala
mínima. O que me deu enorme prazer às
refeições. Não tinha a obrigação de manter
uma conversa com meus vizinhos de mesa.
Podia comer pensando na comida. Também
para comer é preciso não ter filosofia. Não
ter obrigação de falar é uma felicidade. Mas
logo fui informado de que parte da disciplina
do mosteiro era participar da liturgia três
vezes por dia: às 7 da manhã, ao meio-dia e
às 6 da tarde. Estremeci de medo. Mas
obedeci. O lugar sagrado era um velho
celeiro, todo de madeira, teto muito alto.
Escuro. Haviam aberto buracos na madeira,
ali colocando vidros de várias cores. Era uma
atmosfera de luz mortiça, iluminado por
algumas velas sobre o altar, uma mesa
simples com um ícone oriental de Cristo. Uns
poucos bancos arranjados em “U“ definiam
um amplo espaço vazio, no centro, onde
quem quisesse podia se assentar numa
almofada, sobre um tapete. Cheguei alguns
minutos antes da hora marcada. Era um
grande silêncio. Muito frio, nuvens escuras
cobriam o céu e corriam, levadas por um
vento impetuoso que descia dos Alpes. A
força do vento era tanta que o velho celeiro
torcia e rangia, como se fosse um navio de
madeira num mar agitado. O vento batia nas
macieiras nuas do pomar e o barulho era
como o de ondas que se quebram. Estranhei.
Os suíços são sempre pontuais. A liturgia não
começava. E ninguém tomava providências.
Todos continuavam do mesmo jeito, sem
nada fazer. Ninguém que se levantasse para
dizer: “Meus irmãos, vamos cantar o hino...“
Cinco minutos, dez, quinze. Só depois de
vinte minutos é que eu, estúpido, percebi
que tudo já se iniciara vinte minutos antes.
As pessoas estavam lá para se alimentar de
silêncio. E eu comecei a me alimentar de
silêncio também. Não basta o silêncio de
fora. É preciso silêncio dentro. Ausência de
pensamentos. E aí, quando se faz o silêncio
dentro, a gente começa a ouvir coisas que
não ouvia. Eu comecei a ouvir. Fernando
Pessoa conhecia a experiência, e se referia a
algo que se ouve nos interstícios das
palavras, no lugar onde não há palavras. E
música, melodia que não havia e que quando
ouvida nos faz chorar. A música acontece no
silêncio. É preciso que todos os ruídos
cessem. No silêncio, abrem-se as portas de
um mundo encantado que mora em nós -
como no poema de Mallarmé, A catedral
submersa, que Debussy musicou. A alma é
uma catedral submersa. No fundo do mar -
quem faz mergulho sabe - a boca fica
fechada. Somos todos olhos e ouvidos. Me
veio agora a idéia de que, talvez, essa seja a
essência da experiência religiosa - quando
ficamos mudos, sem fala. Aí, livres dos
ruídos do falatório e dos saberes da filosofia,
ouvimos a melodia que não havia, que de
tão linda nos faz chorar. Para mim Deus é
isto: a beleza que se ouve no silêncio. Daí a
importância de saber ouvir os outros: a
beleza mora lá também. Comunhão é
quando a beleza do outro e a beleza da
gente se juntam num contraponto... (O
amor que acende a lua, pág. 65.)
_____________
Fonte:
http://rubemalves.locaweb.com.br/hall/ww
pct3/newfiles/escutatoria.php

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