A curva de esquecimento pressupõe o declínio da retenção de memória com o tempo. Esta curva mostra como as informações são perdidas ao longo do tempo quando não há tentativa de retê-las. Um conceito relacionado é a força da memória que se refere à durabilidade que a memória traça no cérebro.
Pioneiro em estudos da memória, Ebbinghaus foi um psicólogo alemão conhecido por sua descoberta da curva do esquecimento e do efeito de espaçamento, além de ter sido o primeiro a descrever a curva de aprendizado . ... Para ilustrar a teoria, o filósofo montou um gráfico em curva.
Os experimentos pioneiros de Ebbinghaus deram suporte para a formulação da Teoria da Deterioração, a qual postula que, com a passagem do tempo, as memórias enfraquecem, desaparecendo gradualmente até serem apagadas por completo, havendo, portanto, uma perda do traço de memória (Schwartz & Reisberg, 1991).
Para este autor, percursor da psicologia experimental, a memória era constituída por um sistema de retenção que permitia o registo de informação a longo prazo. Ebbinghaus tornou-se mundialmente conhecido ao utilizar uma tarefa para estudar o fenómeno do esquecimento, que assentava na sua famosa curva de esquecimento.
O esquecimento dá nome a um fenômeno no qual a lembrança formada na memória em relação a uma certa informação é fragmentada. Ocorre um mau armazenamento, uma má conservação, ou uma recuperação deficiente da lembrança.
Segundo as modernas teorias cognitivas, que estudam fenômenos básicos da inteligência como a percepção, o aprendizado e a memória, relacionando-os aos mecanismos da informática, são três os processos básicos da memória: codificação da informação, armazenamento e recuperação.
E como praticar estudo para não esquecer?
O primeiro passo é estudar fazendo um MAPA MENTAL.
E depois fazer a revisão deste estudo por uns 20 dias.
1ª Revisão:
A primeira revisão evita o primeiro declínio da curva do esquecimento, que pode representar uma perda de incríveis 50% de tudo o que foi estudado. Lembre-se de que ela não precisa ser longa, bastando uma simples leitura dos seus resumos e anotações.
Conheça 7 métodos de estudo que te ajudarão render mais
Olá, deixe seu comentário para O que é a Curva do esquecimento de Ebbinghaus?
Borelli Academy Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X