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Como fazer uma palestra?

Missão: informar para despertar

Por: Suellen Borelli

13 Março 2017 às 20:31

Como fazer uma palestra?

O que é uma palestra?

Uma palestra tem a missão de COMUNICAR ao público uma porção de INFORMAÇÕES sobre a pauta em questão.

Tudo parte da INFORMAÇÃO, se você não tem uma carga informacional sobre algo, você não consegue tomar decisões sobre aquele algo e ir para um próximo nível que pode ser um treinamento ou uma compra. Hoje informações estão acessíveis em vários canais, mas as palestras colocam em cena pessoas que vivenciam aquele assunto, e como somos seres únicos, não importa quantas vezes alguém fale sobre um assunto, cada pessoa passa a sua vivência, e conquista o seu público.

 

Quem pode fazer uma palestra?

Existem profissionais que vivem da fala. Mas para mim, todos aqueles que possuem um negócio, ou é um especialista de alguma área pode e deve fazer palestra. Pois a forma de passar a informação é única. A questão é que nem todo mundo se sente merecedor para falar em público pois tem medo de julgamentos. Para isso é preciso fazer um trabalho mais profundo do que apenas dar dicas para fazer uma palestra.

 

Organizando uma palestra

A sociedade tem por hábito ouvir aqueles que são referência naquele assunto. Por isso viver de palestras requer transformar isso em um negócio. Mas, fazer uma palestra em escola, em faculdades, em organizações são formas de começar a expor o que tem a dizer sobre determinado assunto.

 

Como começar?

1º  Qual o propósito da palestra?

Qual a sua intenção com a palestra? Você vai falar sobre um produto para depois converter em vendas?

Você vai falar sobre um assunto específico para que o público desperte e se concientize sobre um assunto?

Você quer publicidade?

Só não confunda PALESTRA com TREINAMENTO. Pois apenas informações não capacita o público. Palestra tem a missão de despertar, ou seja, você tem a missão de entender sobre o que você vai falar, vivenciar o que fala e transmitir essas informações ao público para que ele desperte.

Palestra é um canal de publicidade também, porém, é preciso entender quando você está fazendo por um propósito comercial ou quando é apenas informacional. O que muda? Saiba que o corpo fala, e as pessoas percebem, é preciso ter honestidade com você mesmo(a).

 

2º Tempo disponível para a palestra

Uma palestra pode durar em média de 1h à 2h, ou seja, já é um tempo para envolver a pessoa em um assunto específico, não é um tempo para desenvolver, mas algumas palestras bem estruturadas podem despertar pessoas para ações como: compra, decisões, reflexões etc.

Dica: esteja 1h ou 40 min antes, verifique se tudo está ok e relaxe.

 

3º Conhecer o seu público (qual o nível de conhecimento deste público).

Lembre-se que o seu público quer te ouvir, independente se for leigo ou especialista, é a sua vez de ser ouvido. Mas é importante ter uma ideia de quem irá ouvir você: idade, sexo, cargos.

Independente dessas informações existem pessoas que são mais visuais, mais auditivas ou mais sinestésicas, por isso a "performance" para atender este público dependerá dos recursos disponíveis para essa palestra. Sabendo pelo menos sexo, idade, cargos ajuda a calibrar o foco da sua palestra.

Dica: Não foque em uma pessoa específica no público, olhe para todos os lados, não foque em ninguém, é preciso ser muito neutro(a).

 

E se alguém fizer uma pergunta?

Se souber responda, se não souber pegue o contato da pessoa, diga que é uma excelente pergunta e irá responder após a palestra (você não tem a obrigação de saber de tudo).

 

4º Conteúdo

Construa a linha lógica do assunto (que informações o público precisa ter sobre o assunto que você vai falar?). Faça um rascunho em um papel, construa em tópicos o que quer passar ao público, ou melhor, se você estivesse sentado(a) no lugar do seu público o que gostaria de ouvir? Qual despertar você gostaria que as pessoas tivessem?

 

5º Recursos

Slides são materiais de apoio. Não devem ser maior que você. Por isso além da habilidade em calibrar o seu conteúdo é necessário desenvolver a habilidade de montar apresentações, sim, é uma habilidade. Pois você carrega o conteúdo junto com você, mas transmitir isso de uma forma clara e assertiva é uma habilidade que vem com o tempo. Não deixe de começar, mas não deixe de se desenvolver.

Slides não são obrigatórios, muitas vezes apenas falar, contar a sua vivência já é o suficiente, neste casos leve elementos físicos para demonstrar como objetos que possuem relação com o que você fala.

 Dica: Tenha um roteiro em mãos para não esquecer os tópicos

 

Você vai acertar de primeira?

R: Claro que não. Encare as palestras como um palco para erros e acertos, porém, tem público. E sim, tem quem vai gostar, tem quem vai odiar. Mas, você não deve desistir e encarar com fé.

 Suellen Borelli

 

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