Blue Print (PLAN)
A planta de projetos
Por: Suellen Borelli
23 Outubro 2020 às 19:38O blueprint, ou cópia heliográfica, é um tipo de suporte utilizado em desenho técnico para projetos de arquitetura, engenharia ou design.
O seu nome vem do método de impressão no final do século 19, onde as plantas de construções ou máquinas eram impressas com tinta branca em papel azul ou em papel branco usando uma tinta azul.
Independente da impressão, a ideia está atrelada ao PLANEJAMENTO. Tudo aquilo que você quiser construir ou melhorar, sem um plano você perde de vista para onde está indo.
Aqui já podemos fazer a ligação com o método PDCA, ou seja, o Blue Print é o P do PDCA. Leia o nosso artigo sobre PDCA.
Esquema de BluePrint no filme: Fome de Poder (mas sem a impressão).
Em 1984, foi publicado na famosa revista Harvard Business Review um artigo chamado “Designing Services That Deliver” (em uma tradução livre, “Projetando Serviços Que Entregam”). A autora, G. Lynn Shostack, era vice-presidente do Citibank e propunha uma nova maneira, mais organizada e metódica, de estruturar e olhar para os serviços através de uma ferramenta, o service blueprint.
Em seu texto, ela utiliza como base para o seu argumento o exemplo de um serviço de lustrar sapatos e, apesar de muito parecido a um fluxograma, o seu modelo carrega um conceito fundamental: o foco nas pessoas que utilizarão o serviço.
Os planos de serviço são úteis quando:
1 - Você deseja melhorar sua oferta de serviços.
Saber como seu serviço é produzido é essencial para resolver falhas ou pontos problemáticos.
2 - Você deseja criar um novo serviço que combine pontos de contato digitais e não digitais.
3 - Você perdeu a noção de como o serviço é produzido. Serviços, como produtos, têm linhas de fabricação. Quanto mais tempo o serviço estiver disponível ou maior a organização, mais isolado e opaco o processo de fabricação poderá se tornar.
Blue Print no filme: Lendas da Vida
Blue Print nas mãos de engenheiros no filme: Tucker um homem e seu sonho
Como fazemos na Borelli Academy?
o Blue Print pode ser utilizado de diversas formas, porém, aqui tentamos padronizar para um processo que é chave nos negócios: Planejamento Estratégico. Então adotamos um pré diagnóstico empresarial + análise no Blue Print para nascer um plano de ação para o cliente. Mas a ideia de "desenhar" o processo é uma prática comum aqui na empresa, pois além de termos a necessidade de enxergar todo o processo, também aplicamos o Design Think e o UX Design em nossos trabalhos.
Acima foto de alguns clientes que já fizeram o nosso Planejamento Estratégico e já tiveram contato com o BluePrint empresarial.
Olá, deixe seu comentário para Blue Print (PLAN)
Borelli Academy Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X