As sombras da venda
Preconceitos
Por: Suellen Borelli
27 Novembro 2020 às 09:02Você gosta de dinheiro?
Então alguém terá de vender alguma coisa para você ter dinheiro.
Um colaborador vende a sua mão de obra e o seu tempo para uma empresa em troca de salário. Alias, a palavra salário devira de SAL que antigamente era utilizado como meio de troca, por ser super valorizado. Pagava-se com SAL, é daí a origem da palavra salário. Porém, a empresa que você trabalha vende algo para o mercado.
Um comerciante/empresário vende seus produtos/serviços em troca de dinheiro.
Mas vamos quebrar o título para entendermos por partes:
1 - Sombras - O que são?
Sombras na psicanálise são identificações de sentimentos reprimidos e que afloram em diversos momentos da vida, porém, quando não identificados controlam seu comportamento de forma negativa, levando a pessoa a fuga ou ataque em diversas áreas da vida. Temos sombras individuais e coletivas.
2 - Venda - O que é?
Vem do Latim vendere, da expressão venum dare, “dar ou colocar à venda”, onde venum quer dizer “objeto à venda” e dare é “dar”. Daqui temos os derivados venda, o pequeno comércio da esquina e venal, o sujeito que se vende pela quantia que lhe interessa.
Fazer qualquer dessas atividades se chama comerciar, do Latim commerciare, de com, “com, junto”, mais merx, “mercadoria, material posto à venda”.
Quem comercia está fazendo negócios, que vem da expressão latina nec otius, “sem ócio, sem descanso”.
Vender é um verbo, e verbos representam ação. Ação é atitude. Um vendedor tem a atitude de mostrar aquilo que ele vende para trocar por dinheiro.
E onde está o GAP (lacuna)?
Muitas pessoas que têm negócios têm preconceitos com a palavra VENDA, e isso pode ser um preconceito social.
1º Preconceito - com o dinheiro
Muitas pessoas têm sombras com ganhar dinheiro e dar dinheiro. Como se ganhar as tornassem mais ricas e consequentemente não prestassem e pagar representa perder e pode deixá-las pobres. Se uma pessoa te oferece algo que precisa (ou não) e você compra, se não for uma compra consciênte, você tende a se sentir LESADO(A).
2º Preconceito - Julgamento social
Quem é dono de algo tem quem vende por ele. Porém, quando você é um negócio pequeno, você não tem caixa para pagar pessoas. Adivinha quem vai vender? O ser supremo EMPREENDEDOR INDIVIDUAL. E aí, a defensiva do: - Eu não sei vender, começa. Porque é como se você estivesse em uma escala social abaixo, se eu não tenho verba para pagar, terei de eu mesmo(a) fazer o serviço. Então, sou pobre (inconscientemente falando).
E o pior, aquele que julga quem vende, como insistente ou agressivo(a) ou qualquer outro termo pejorativo, está se sentindo superior ao ser que vende. Pois, a venda é algo sutil no paraíso encantado das castas altas.
Atitude espanta quem não tem atitude.
Então se você é empreendedor individual, melhor começar a gostar e fazer as pazes com a palavra VENDER. Até porque, uma hora você vai ter caixa para terceirizar isso, e é melhor você valorizar essa área e pessoas na sua empresa, porque é de lá que vem, as trocas do que você vende para receber seu santo dinheirinho.
Faça as pazes com o GANHAR DINHEIRO e faça as pazes com a palavra VENDER.
Sim, vender é relacionar-se, vender é confiança, vender é uma atividade humana. Que pode ser feita de diversas formas, e por isso é uma ação a ser aprendida.
Eu mesma já tive experiências muito negativas com a ação de falar do que eu vendo, abordagem, e com o tempo percebo que aqueles que mais dizem NÃO, primeiro não é cliente para você, segundo, estão cheios de sombras sociais. Talvez comprem quando a fama da marca ocupe lugar que para eles estão o seu valor. Acontece que o mundo tá mudando, os valores mudam, e os preconceitos também vão mudar. De qualquer forma, esssa vivências ruins, me mostraram o quanto todos nós ainda estamos crus como humanos. Pura ilusão mental de superioridade e EGO. A terceira guerra é vivida na sociedade o tempo todo.
Já ouviu de alguém?
Mas é vendedora não! Ou, você tem uma lábia... (sombras em manifestação). Oh God.
Se a sua solução resolve alguma necessidade humana de uma pessoa e ao falar do que você resolve a pessoa entende que isso é importante, a venda vai acontecer naturalmente.
Acontece, que esse fluxo não funciona apenas nesta via.
Temos 3 tipos de possíveis clientes:
Tipo 1 - Aquele que vê, entende, precisa e toma a titude de comprar.
Tipo 2 - Aquele que vê, entende, precisa e posterga a compra por algum motivo (LEAD).
Tipo 3 - Aquele que nem sabe que precisa, nunca ouviu falar de você e da sua solução, mas que precisa. Ele é acessado por outras pessoas. As famosas INDICAÇÕES.
Alguns negócios vendem mais para o TIPO 1 e 3, porém, outros (como o da Borelli Academy) vendem mais no TIPO 2 e 3. Isso porque não vendemos um produto/serviço de uma necessidade básica como alimentação, vendemos na 6ª necessidade humana - Realização, então estamos construindo o nosso mercado. Quando o empreendedor entende do seu mercado, fica até mais fácil para ele mesmo entender os desafios que é vender no seu mercado, porém, entende mais o caminho que deve ser tomado.
Steve Jobs não conseguiu fazer da APPLE uma marca desejada apenas pelos produtos que criou, mas, principalmente pela forma como anunciava e vendia a imagem de produtos inovadores, diferentes, inteligentes, que colocavam seus consumidores e fãs na vanguarda da sociedade.
No livro: Quem pensa enriquece, no capítulo 14 é listado os 6 fantasmas do medo que são:
1 - Medo da Pobreza
2 - Medo de Críticas
3 - Medo de Doenças
4 - Medo de Perder o Amor de Alguém
5 - Medo da Velhice
6 - Medo da Morte
Identifico o preconceito da venda com os dois primeiros. Medo da pobreza e de parecer pobre (afinal você vende porque precisa?) e o medo de críticas.
Para venda realmente ser humana, precisamos entender de pessoas, e ajustar nossas soluções para atender as dores. As vendas não acontecem apenas porque precisamos aumentar o faturamento, mas porque precisamos resolver problemas.
E claro, é um contexto enorme. As técnicas de venda, servem para facilitar a forma de mostrar ao cliente e facilitar a tomada de decisão, mas ainda assim é sempre um desafio. Aumentar o valor percebido da marca e das soluções, falar sobre as dores que resolvemos, tudo isso é MARKETING. Marketing é vendas? Não, Marketing são ações no seu mercado. Venda é o feedback destas ações. Afinal, a venda só vai acontecer se o outro comprar. Foque nas ações e terá vendas com o tempo.
E se você se perguntar: Por que eu não estou vendendo?
Talvez a resposta seja: - Você não tá colocando a mão na massa como poderia.
Mas, antes de ser tão dramática, é melhor ver seus indicadores, a matemática vai responder com mais assertividade. É possível fazer um Diagnóstico Empresarial focado em Marketing com a gente para enxergar onde está o GAP.
Como podemos te ajudar além disso?
Podemos te ajudar a entender mais do seu mercado com uma de nossas soluções. Essa solução chama-se Marketing Hunt. Quer saber mais? Coloque seus dados abaixo ou fale com a gente pelo WhatsApp: 19 999520646
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