Minhas Compras
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Artigos

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

A habilidade de FOCAR

Disciplina

Por: Suellen Borelli

05 Julho 2020 às 00:42

Do L. FOCUS, “fogo, lareira”

Acredito que focar é uma ferramenta interna, utilizada para um propósito maior. Mas, atenção: Antes de focar, precisa ter em mente: o que está fazendo?

Tudo aquilo que nos propomos em fazer, requer DISCIPLINA, a disciplina é uma habilidade, consequentemente focar. Focar é resultado da disciplina, por isso uma coisa depende de outra. Mas, você terá disciplina com o que?

 

Assim como o alicerce, o pão de ló, o arroz e o feijão, saber sobre hábitos é necessário para tudo o que desejar fazer:

A formação de hábitos é estruturado em 3 pilares:

1 - Informações

In-formação é aquilo que você busca para obter conhecimento e transformar em saberia (este processo é outra conversa/artigo), mas comece buscando o significado das palavras (já ajuda e muito). Seja autodidada.

Com informação, você já tem uma direção (só certifique-se que não seja fake rs).

Ex.: Como escovar os dentes, como isso, como aquilo, como é formado tal coisa.

2 - Ambientes

Precisamos de um cenário para praticar a informação que obtemos. Prepare o ambiente para o que vai fazer.

Ex.: Escovar os dentes na pia do banheiro, não na pia da cozinha.

 

3 - Pessoas

Somos a média das 5 pessoas que convivemos. Se as pessoas que convive não possuem o hábito que você quer desenvolver, torne-se essa pessoa que mudará o seu meio. E se não tem essas 5 pessoas, faça a sua parte.

Até aqui tudo bem, porém, a disciplina, o foco, a formação de hábitos são meios para um FIM. Sem ter claro a finalidade, não terá entrega no meio, consequentemente a sabotagem acontece, quando não temos um propósito/meta clara.

É importante falarmos sobre isso, porque farece que focar é uma pílula que a gente toma e zaz... estou focando. E não é assim, uma coisa depende de outra. Por isso que aqui na Borelli Academy nossos métodos são macros, pois assim como um quebra cabeça, cada pecinha tem um lugar no todo.

Se você não entender o todo, não se entregará ao micro.

Mas, vamos voltar a "peça" FOCO. 

Do latim  FOCUS - = fogo, lareira. Se analisarmos bem, o que o fogo faz?

A habilidade de FOCAR

O fogo quando concentrado para uma finalidade, como preparar um alimento, é capaz de alterar o estado daquele alimento. Se controlado até um ponto, será ferramenta para um delicioso banquete, mas se passar do ponto, pode não ser uma boa lembrança rs. Mas, uma das funções do fogo é tranformar. E para lidar com o fogo, você precisa ter Atenção, Presença (perceba que o foco pede muito mais coisas).

Já ouviu aquele ditado: passou do ponto! 

A habilidade de FOCAR

Queimou, porque não focou?

Ou porque, você não estava presente; você não se coprometeu; você não deu atenção; você não seguiu o processo; você não teve paciência?

Analise o que está por trás das suas ações, as lacunas mostram as soluções. Que nem sempre você possui.

O fogo também ilumina, tirando a atenção do externo, e mostrando apenas o que é necessário naquele momento. Você percebe a luz de uma fogueira de longe, muito longe, no meio de uma escuridão, ou seja, a luz tem PRESENÇA. E essa luz vem do FOGO. O fogo aquece, acolhe, consola, mas também queima em demasia. 

Enfim, todos estes adjetivos do fogo, podem ser adquiridos quando focamos.

Quando ouvimos de nossos clientes, sobre dar dicas para aumentar o foco, acabo sempre perguntando, se ao menos a pessoa sabe a etimologia desta palavra. Pois quando nos envolvemos com o significado das coisas, podemos crescer junto com a intenção. 

O foco é uma habilidade utilizada na disciplina da realização. E para realmente acontecer, precisa de COMPROMISSO com o que está se propondo. Seja nas pequenas coisas como escovar os dentes, arrumar a cama, como nas grandes. Como você faz uma coisa, é como você faz todas as outras coisas (basta observar).

Ser realizador(a), requer um conjunto de habilidades, entre elas o FOCO. Que pode ser conquistado no tempo. Até que se vire hábito.

Tenha profundidade, não seja raso.

 

Mas, como começar?

1º Tenha uma meta (precisa saber para onde você está indo, qual é o resultado? Como levará luz para este caminho, se você não sabe para onde está indo?).

2º Tenha um método, o método é o caminho que você vai percorrer para atingir essa meta. Quer uma dica? PDCA (leia este artigo).

3º Entenda as ferramentas que precisa adquirir e as habilidades que deve desenvolver para atingir essa meta. Quanto você aprende a trabalhar com pensamento em projetos, percebe que para alcançar determinados resultados, precisa de ferramentas e habilidades que não possue, se não, já estaria onde quer. Neste caso precisa criar um bom plano de ação, para enxergar inclusive as lacunas.

 É o que fazemos aqui, criamos processos, temos processos para você se entrgar a realização.

Faça o exercício da Vela!

A habilidade de FOCAR

Acenda uma vela, apague a luz, e concentre-se por um tempinho olhando para a luz da vela (uma distância suficiente  para não se queimar). Perceba, que o externo some, só existe você e a luz, perceba essa forma quase que mágica diante dos seus olhos.

Este poder está dentro de você. Quando você aprender a focar, será como a luz desta chama... transformará o que tocar. Depois que fizer este exercício, volte e comente aqui no BLOG.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Se sim, deixe um comentário por gentileza.

 

E se precisar melhorar a sua performance com a sua rotina pessoal, trabalho ou negócios, fale com a gente: 19 999520646.

 

A habilidade de FOCAR

Linkedin

  

Pesquisa:

https://origemdapalavra.com.br/palavras/foco/

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para A habilidade de FOCAR

Enviando Comentário Fechar :/