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A diferença entre INFORMAÇÃO e COMUNICAÇÃO
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A diferença entre INFORMAÇÃO e COMUNICAÇÃO

Informar ou comunicar? Eis a questão.

Por: Suellen Borelli

29 Março 2020 às 11:06

Você sabia que um dos maiores problemas de relacionamento entre as pessoas seja na vida pessoal ou no trabalho é a COMUNICAÇÃO?


Mas o que significa COMUNICAÇÃO?

E por que tanta gente "sofre" com isso?


Primeiramente é necessário entender que uma parte da nossa evolução como seres humanos foi a comunicação: fala, escrita. E já que evoluímos nisso, por que sofremos tanto com isso (em muitos casos)?


Bom, vamos entender por partes.


Entenda que INFORMAR algo, um assunto não requer uma resposta. Por exemplo, imagina que um colaborador está para sair de férias, você comunica o mesmo sobre isso. Imagina que você vai dispensar alguém do trabalho (ou da sua vida), se a decisão está tomada você INFORMA.

Ou seja, não quer/precisa de resposta. É o que está escrito, dito e acabou.


Porém, a comunicação envolve um processo de RETORNO. Ela precisa ser validada. Por exemplo, imagina que você fez uma pergunta para sua esposa ou marido pelo whatsapp. Entenda, você fez uma pergunta.

O que você quer de volta?

Com certeza uma resposta.

Se você não tem uma resposta sobre uma pergunta ou a validação de algo, você tem falha na comunicação. O que seria validação, por exemplo: as provas aplicadas aos alunos, é uma forma de validação de conhecimento, ou seja, é um processo de comunicação do que está sendo emitido e recebido.

Agora, onde está o GAP (lacuna) no emissor ou no receptor? Depende...

Primeiro precisamos entender o EMISSOR.

Existem sim PÉSSIMOS emissores de informação e comunicação. É preciso sempre deixar claro o que você quer informar ou comunicar. Muitas pessoas subentende que o outro vai entender, por isso perguntar para o outro o que ele entendeu sempre é uma forma eficiente de comunicação. Por isso se fazem testes, pesquisas, provas etc. 

Pensa em uma sala com 40 alunos e 1 professor. Você tem 1 emissor e 40 receptores (vidas, almas individuais) abre-se muito para interpretações. Por isso um bom emissor se lapida constantemente para sua comunicação ser clara. E acredite isso é um super desafio. 

Principalmente quando a sua audiência (receptores) forem grandes.

A cultura do receptor também interfere em como ele absorve a informação. O estado de humor também interfere. 

 

Agora vamos imaginar que a comunicação até está clara, mas muitas pessoas não te dão feedback. O problema no receptor pode ser muito mais profundo, como por exemplo: problemas com autoridades.

Sabe aqueleas pessoas que não gostam de ser "mandadas" (puro problema com o pai - vai fazer terapia). Algumas pessoas não dão FEEDBACK por pura "arrogância", "timidez", "prepotência", "egocentrismo" etc, etc.

Infelizmente, não responder a uma pergunta (principalmente atrelado aos negócios e empresas), pode estar atrelado a problemas pessoais com a figura de autoridade. O medo de errar também atrapalha o feedback. Enfim, este é um problema humano que deve ser trabalhado em um nível de autoconhecimento.

Primeiro, começar pelo emissor. Uma comunicação mais empática (não violenta) pode ajudar muito nisso (cuidado com o tom da voz). Depois, criar processos de desenvolvimento do receptor (isso para empresas). 

O Marketing tem uma fase que se chama INBOUNDING (no caso no MARKETING HUNT - que é o nosso sistema de educação e gestão de marketing este INBOUNDING seria um nível 2 do marketing). Que se trata de gerar conteúdo. E conteúdo são informações. Que envolve um emissor e um receptor. Trabalhar essa habilidade é impotantíssima para quem quer ter presença online.

Mas, saber a diferença entre INFORMAÇÃO e COMUNICAÇÃO, e mais tudo o que envolve estes dois elementos é o primeiro passo.

Será que fui uma boa emissora?

Me dê feedback nos comentários.

 A diferença entre INFORMAÇÃO e COMUNICAÇÃO

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Já temos 1 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Joana Yara

Joana Yara

Informações. ( Não há retorno)
Porém na comunicação há interação das duas partes.
★★★★★DIA 01.04.20 21h45RESPONDER
Suellen Borelli
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